ISSN (suporte electrónico) 1646-3846
Revista de Filosofia da Unidade de Investigação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Lusófona

   
 

 

Número 4
Março 2004

Home

____________________

Apoio

 

 

   

 

EDITORIAL

Agora no seu quarto número, Metacrítica prossegue a sua opção de divulgar a reflexão filosófica numa cultura predominantemente não-filosófica como a portuguesa. Ou, noutra versão, numa cultura antifilosófica. Não sendo fruto de masoquismo, esta linha editorial só permanece viável graças à capacidade federadora (a palavra certa, em 2004 e no bicentenário de Kant) que a regularidade da publicação confere à actividade da Linha de Investigação em Filosofia que a organiza.

Nesta ocasião tenta-se, como anteriormente, escapar ao paroquialismo, agora numa circunstância mais exigente: pensar a cultura portuguesa envolve pensar o paroquialismo que a caracteriza, muitas vezes de forma sinistra, como sucedeu no «caso Sílvio Lima», aqui evocado por ocasião do centenário do seu nascimento. Vela pena mencionar que os textos aqui reunidos originam de um debate público organizado pela Linha de Filosofia em Abril de 2003, na Biblioteca Victor de Sá da ULHT, em que os autores participaram. Para lá da reflexão sobre o passado, é contudo o presente que nos move, como se perceberá apela atenção a obras recentes de autores portugueses ou pela discussão de problemas actuais (e futuros), como sucede no ensaio de Cecília Barreira.

Sobre o presente e o futuro, uma menção particular é devida ao ensaio de Hermínio Martins, numa altura em que a Declaração de Bolonha é cada vez mais invocada como factor decisivo na transformação da Universidade portuguesa (e, a este respeito, será talvez interessante ao leitor aceder ao Arquivo online dos números anteriores de Metacrítica e consultar o dossier do seu primeiro número, de Outubro de 2002, sobre a Universidade).

Neste número é dada, ainda, continuidade à colaboração com o Brasil, graças à disponibilidade do Professsor Adelto Gonçalves.

Continua acessível online o levantamento bibliográfico kantiano, num árduo esforço luso-brasileiro. Será publicado, em versão revista, em papel no próximo número de Metacrítica . Número 5, já em Outubro, com dossier dedicado a Kant.

_________________________________________________

O Editor,

Professor Carlos Leone

Lisboa, Março de 2004



A Revista Metacrítica já está disponível em formato impresso. Pode ser adquirida na livraria das Edições Lusofonas, na Universidade Lusófona.

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa               WWW.ulusofona.pt



Metacrítica é a publicação, semestral, da Linha de Investigação em Filosofia da Unidade de Investigação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. ________________________

Autores presentes nesta edição

Adelto Gonçalves

Carlos Leone

Carlos França

Cecília Barreira

Editor

Hermínio Martins

José P. Ferreira da Silva

Luís Cláudio Ribeiro

Miguel Real

Regina Queiroz

Rui Lopo

 


Ficha Técnica

Director: Fernando dos Santos Neves | Editor: Carlos Leone | Conselho Redactorial: Maria Costa Leite, Manuel Dias Duarte, Camilo Ribeiro, Regina Queiroz | Webdesign: Ana Sofia Bastos | Concepção gráfica e produção: Margarida Passanha, Paulo Ferreira e Edições Universitárias Lusófonas | Conselho Consultivo (referees)
Leonor Santa Bárbara (UNL), Manuel Filipe Canaveira (UNL), Rui Bebiano (UC), Irene Borges-Duarte (UE), Rui Magalhães (UA), João Paulo Monteiro (UL), Hermínio Martins (UL), J. M. Nobre-Correia (U. Libre, Bruxelas), Maria Quinteiro (U. São Paulo), Antonio Ruiz Castellanos (U. Cadiz), Evelyne Hanquart-Turner (Paris-XII), Fernando Venâncio (Univ. Amsterdão).